Claudio Ruiz

Claudio Ruiz
CLAUDIO RUIZ

sábado, 13 de fevereiro de 2016

BABA DE LESMA

 "BABA DE LESMA".


No tempo do analógico, era mais difícil sim,  as coisas na fotografia na filmagem, e no esporte.
Tudo dependia muito e muito mais do físico, como condição física. Era necessário mais força física pra fazer uma fotografia, filmagem ou até mesmo fazer esporte...sabe porque? porque a tecnologia que tínhamos era rudimentar, o que é que se fazia: tínhamos que ser  mais persistentes e criativos...na fotografia... o olhar era diferente.... porque era outro tempo.

 Hoje com mais tecnologia, a forma de olhar as cenas da vida, acho que melhorou, porque na falta de uma imagem real, tem-se o photoshop... e pronto  a descrição fica mais completa (o fato que não se viu no visor) é criado no computador. Chamo isso de "fotologia".

 É claro, que o fotojornalismo e os fotojornalistas, ainda são muito reais quando flagram as notícias em forma de imagem, o fato. Em arte tudo pode ser junto e misturado, o que não descaracteriza a labuta dos jornalistas de imagem em captarem as fotos insólitas, muito pelo contrario.

O momento mágico de um fotógrafo grafando uma singela flor de rua é mágico. A paz do artista a flor repercutindo a excelência e o perfume, a beleza da imagem... E a fotografia um pouco mais dificultosa , que é a fotografia de rua: o mendigo da praça o maluco da rua ...e sugando lhe o momento da alma o estresse localizado (tenso).

Quando se olha para uma fotografia, tem-se que avaliar tudo isso. A imagem tem falar por sí só , mas é importante pensar: que imagem louca, deve ter sido difícil, olhar isso e fotografar: e as vezes de algum perigo físico para o fotógrafo, chamo isso de "poder" do fotógrafo...

A arte o foto-jornalismo a imagem insólita, o momento mágico. E muitas vezes , por varias razões não é possível estar com a câmera: e daí tem-se um "salão" oculto  de imagens que ficaram na memória, que só o expectador tem e sabe onde ver (na memória).

No esporte a tecnologia facilita, mas antigamente, quando o atleta não se "drogava" com tantos suplementos, e comia uma massa: macarrão e um suco de laranja e dava de sí o máximo, para se tornar campeão ou vitorioso... É claro que a força mental , desse tipo de atleta, era muito mais valente, em comparação a muitos atletas de hoje em dia (2016). Porque o atleta calculava o esforço necessário com o peso que carrega de equipamentos e "bam" suava a camisa. Hoje tá mais confortável fazer esportes, não? mais gostoso...tecnologia, amigo (a).

 Na fotografia a mesma coisa, o fotógrafo de surf tinha uma 35 milímetros e criava em cima de 36 poses para fazer o trabalho dele. Hoje temos as 10 milímetros...tecnologia, muito bom!

Hoje não tá  ruim, não é?  tá mais fácil, é só saber criar no photoshop e "bam" um ótimo trabalho saindo... hoje em dia, quero dizer a fotografia não acaba no fotograma que é capturado: a história continua no computador, Como também antigamente  podia não acabar no ampliador, não é? Os bons fotógrafos podiam fazer montagens dificultosas no lab p&b...

É legal não é? Sei lá, acho tudo válido...mas não se pode esquecer de nossa história e saber que o conceito de 'fotografar e fotografia' eram mais na base da unha, não é? Tem que estudar também esses aspectos da fotografia, os fotógrafos novatos.

Em fim  é isso , vamos treinar o olhar: com celular, digital ou máquina analógica! O peso da imagem é que vale ( tem que ser contado como foi feito). afinal hoje em dia, nem sempre , imagem é imagem real.

Claudio Ruiz