Claudio Ruiz

Claudio Ruiz
CLAUDIO RUIZ

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

FOTOGRAFIA? OU A VELHA MONTAGEM?

Lembro e admirava o ex jornalista repórter fotográfico 
"GIL PASSARELLI", da "Folha de São Paulo". Uma repórter lhe perguntava: "  Gil PASSARELLI você fotógrafo!..." Ele retrucou : "fotógrafo uma óvoa! eu sou repórter fotográfico!"...

E assim fico a me perguntar o que é , ou o que restou da fotografia , nos tempos modernos de  2015? photoshop é a mais nova forma de fazer belas  montagens e imagens e premiáveis!... hidrofotografia (imagem hibrida) ...

Foto jornalismo, não! Não tem montagem, não cabe! Em uma passeata, em uma manifestação...colocar ou retocar as imagens introduzindo mais imagens , na própria imagem? não cabe!

Eu me pauto , para fotografar, na fotografia da década de 80/90.... com esse  princípio (a luz...o fato). Uso o recurso do photoshop , somente para enquadramentos e tonalidades... o que se fazia  na pelicola de outrora.

 Tá difícil de eu afirmar! Olha, puta foto! Mas será que é mesmo? Prefiro o foto jornalismo, onde não tem retoques! é o que é (imagem-real) uma puta foto e pronto. Salve salve !!!  fotografia - ou foto-jornalismo .

Cláudio Lara Ruiz
MTB 20 998 (FENAJ)